quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Tempos áureos


Os tempos áureos das minas de Ervedosa remontam à segunda guerra mundial e bem assim ao período 1955- 1965, altura esta em que o ritmo do trabalho era intenso e levou à contratação de cerca de mil operários vindos de todo o País e, até, da vizinha Espanha. Nessa altura, a mina de estanho chegou a ser considerada uma das melhores do País. Contudo, a baixa cotação destes minerais e a ausência de renovação tecnológica dos processos de exploração em que se baseavam, essencialmente, na mão-de-obra, foram ditando ao longo dos tempos o encerramento e abandono de todas as explorações, consequentemente, no final da década de 60, a empresa abriu falência, pondo fim à exploração no monte da Borralheira.

A imagem do lado esquerdo, ilustra a casa onde os mineiros recebiam os seus ordenados.

2 comentários:

JedWar disse...

Excelente descrição e parabéns pela iniciativa no seu todo.
Não conheço Ervedosa e os tesouros que descreve, mas será de certeza uma visita a realizar.
A iniciativa alcança ainda mais importância por ser um capitulo, da nossa História, tantas vezes repetida esse país fora, inclusive a minha zona (para já fica em segredo).
Com é possível que uma história tão recente, me pareça assim distante. Uma vez que só a ouço da boca de quem a viveu, e, cada vez que o assunto surge imagino um pais distante ou penso logo na revolução industrial.

Bem haja pela iniciativa e que se replique.

Seria sempre bom um guia para a minha visita.

Monica disse...

Obrigado pelo teu comentário Jedwar!
Demonstras muita sensibilidade ao tema, que como referes e bem, foi um capítulo importante da nossa história. Quanto à possibilidade de ires conhecer Ervedosa e as suas minas, parece-me uma ideia extremamente interessante, acho que irias gostar de ver...fica a promessa, de tentar encontrar um mapa para que todos os desconhecidos possam encontrar Ervedosa,ou quem sabe eu venha a organizar uma visita guiada....